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Cida Stier

É muito fácil errar na comunicação sem perceber. Um erro comum é nunca expor a própria opinião e se sentir confortável em permanecer em silêncio quando é preciso se posicionar.

Há várias razões para isso: pode ser a insegurança de não ter uma ideia aceita; pode ser pelo medo de julgamento, ou de passar vergonha. Pode ser também pelo hábito de considerar que não tem nada importante o suficiente para dizer.

Muitas pessoas deixam de dar opiniões e se posicionar porque já se acostumaram em não serem ouvidas pelos amigos, familiares ou colegas de trabalho, mas não percebem que não são ouvidas porque nunca tentam falar.

Com o tempo, se contentam e acham melhor permanecerem quietas.

Afinal:

“Ninguém vai escutar mesmo”.

Eis aí um sério problema de posicionamento.

Eu costumo dizer:

Se você não se posiciona, alguém vai se posicionar no seu lugar.

Ao deixar de se expor suas ideias e projetos, por exemplo, corre-se o risco de ver outra pessoa falar a mesma coisa, sem dificuldade alguma e receber o reconhecimento por isso.

Muita gente já passou pela terrível sensação de ter ficado para trás ao ver a sua ideia sendo creditada injustamente a um colega que se apropriou dela.

Por isso, se você deseja conquistar novas oportunidades na carreira, eu lhe proponho uma importante reflexão:

– Se você permanecer em silêncio, sua opinião vai fazer falta?

Se você suspeitar que não, fique atento(a) para que a falta de posicionamento não atrase o seu desenvolvimento profissional.

7 passos para você começar a se posicionar:

Como deixar de ser uma pessoa que ninguém escuta, para se tornar uma pessoa que sabe se posicionar em qualquer situação?

  1. Não negligencie a sua comunicação. Prepare-se sempre, estude, e busque formas de aperfeiçoá-la.
  2. Informe-se! Procure ser uma pessoa bem informada. Acesse conteúdos confiáveis. Mantenha o senso crítico.
  3. Valorize o seu ponto de vista. Ouça e respeite quem pensa diferente de você.
  4. Pratique dar suas opiniões de forma tranquila, sem impor o seu ponto de vista.
  5. Não aceite ficar calado(a) quando você sabe que tem algo importante a dizer. Mesmo com frio na barriga, fale!
  6. Mantenha o contato visual ao falar e ao ouvir.
  7. Seja assertivo(a): fale de modo conciso, sem rodeios, observando sempre o melhor momento.

 

Manter-se em silêncio também é uma importante habilidade, que deve ser praticada sempre que não houver nada, de fato, para falar.

Assim você vai constatar que saber se posicionar é estabelecer a harmonia e o equilíbrio entre a liberdade de falar e de ficar em silêncio, nas horas certas!

Leia também: A Comunicação de quem lidera

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