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Cida Stier

Qualquer pessoa pode ter sucesso na carreira se for competente no que faz e souber se comunicar.

A comunicação lidera a lista de competências essenciais – e exigidas, nas empresas. Saber se comunicar com assertividade e clareza, em todos os momentos, é o que se espera de profissionais comprometidos com as suas atividades e seus resultados.

Um profissional, com cargo importante, chega em uma reunião e começa a falar sem objetividade, abrindo vários parênteses e sem deixar claro o ponto principal do assunto faz com que os demais tenham a terrível sensação de estarem perdendo tempo por não chegarem a lugar algum. Você já viveu uma situação parecida com essa?

Quantas reuniões ao longo do dia poderiam ser mais produtivas se cada participante se preparasse melhor para elas?

Eu sempre me pergunto: será que quem se enrola para falar percebe que todo mundo esperaria uma outra forma de expor as ideias?

Ninguém escapa da necessidade de avaliar a própria performance. Nada melhor do que checar sempre como anda a comunicação.

Por isso, proponho a você um breve momento de reflexão.

Responda as 3 perguntas básicas a seguir e faça uma autoanálise criteriosa para saber se a sua comunicação está alinhada aos desafios.

3 perguntas para você avaliar a sua competência na comunicação:

  • Você sabe conversar?

Muito mais do que uma atividade trivial, a boa conversa depende da capacidade de se conectar ao outro. É uma poderosa habilidade social que requer ouvir com interesse e falar na medida certa, ou seja, saber quando, como e quanto falar. Não saber conversar implica em uma série de dificuldades ao longo da vida. Se você sente que não gosta ou não sabe conversar, experimente começar uma simples conversa fazendo uma pergunta para a outra pessoa. Você vai ver que essa é uma maneira de se aproximar e iniciar um bom bate-papo, seja pessoal ou profissional.

  • Você encara com naturalidade as situações de fala?

Apresentar um projeto, defender um ponto de vista ou responder a questionamentos faz parte do dia a dia de todo profissional, mas nem sempre ocorrem com facilidade. O medo de julgamento e das críticas, a vergonha de se expor e o apego ao perfeccionismo impedem muita gente de mostrar a competência que tem. A consequência de viver resistindo e se escondendo na hora que precisa falar é travar o desenvolvimento da carreira.

  • Você sabe se preparar para falar bem?

Embora seja muito comum associar a necessidade de falar bem somente aos momentos de apresentar uma ideia em público, as maiores dificuldades com a comunicação ainda passam despercebidas no dia a dia profissional e nas reuniões online e presenciais.

Saber se comunicar vai muito além do que empregar uma ou outra dica.

É preciso exercitar a organização do pensamento e a estruturação da fala para expressar suas ideias com objetividade e clareza.

De modo geral, poucas pessoas dedicam o tempo necessário a uma preparação de um tema para apresentá-lo para um público pequeno ou grande, online ou presencial. Muitos preferem contar com a sorte na hora do improviso.

Excesso de autoconfiança? Negligência? Ou falta de conhecimento nesta área? Seja lá qual for a resposta, a verdade é que quem se prepara avança com muito mais velocidade e estabelece um grande diferencial competitivo.

Quem não se prepara prefere continuar achando que comunicação é um dom.

Estas três perguntas básicas podem ajudar você a identificar seus pontos fortes e aqueles que precisam de cuidado.

Saber se comunicar exige autoconhecimento e dedicação.

É necessário reconhecer que para se manter bem na profissão e continuar crescendo na carreira é preciso estar sempre em constante movimento, buscando melhorar sempre, em todos os aspectos.

Desejo que a comunicação seja sempre parceira e abra muitos caminhos na sua vida.

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