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Cida Stier

Não importa o quão competente você é, se a sua forma de se comunicar não estiver à altura dos novos desafios, há um grande risco de perder muitas oportunidades de crescimento.

 

Uma das mudanças mais marcantes na rotina profissional durante o período de isolamento foi a necessidade de se comunicar em frente a uma tela de celular ou de computador com muito mais frequência.

Transmitir informações com agilidade, clareza e objetividade colocou em evidência quem não estava preparado.

As longas reuniões presenciais sem hora para acabar deram lugar à pontualidade das plataformas com hora exata de início e término, e com isso, saber organizar um assunto e apresentá-lo com assertividade passou a ser um grande diferencial de quem está atento ao momento.

O home office mostrou que muitos profissionais têm sérios problemas para se fazerem entender e sem dúvida, colocam em risco as suas entregas e resultados.

Segundo um levantamento global do Linkedin, divulgado no dia 17/08/20, a comunicação é a primeira da lista das 10 habilidades mais valorizadas no momento.

As reuniões online representam um desafio para todos, e é preciso dar atenção ao momento certo de falar e de ouvir.  Para facilitar e para que a comunicação seja a melhor possível, observe alguns aspectos:

 

Pontos importantes para reuniões online:

 

  • Prepare-se para participar:

Organize o assunto: a melhor maneira de participar ativamente de uma reunião é dominar o assunto que será tratado.

Por isso, saiba exatamente a pauta a ser discutida e qual a sua contribuição. Faça tópicos com os assuntos que você pretende abordar.

 

  • Prepare o local: ele também comunica.

Procure um ambiente silencioso e neutro, sem informações desnecessárias que possam desviar a atenção de quem estiver do outro lado da tela.

Posicione-se em um local com boa iluminação para que seja possível ver bem o seu rosto. Durante o dia, você pode aproveitar a iluminação natural: fique de frente para uma janela, por exemplo, e não de costas para ela.

Entre na reunião com seu microfone desligado e quando for falar, observe que não haja ruídos desnecessários que atrapalhem os demais e tirem a atenção da sua fala.

 

  • Use adequadamente o tempo e a palavra: 

Quem tem dificuldade em emitir a sua opinião e prefere deixar que os outros falem no seu lugar pode se tornar invisível ao longo do tempo.

Você precisa ter cuidado com o “time” da fala online para não interromper quem está falando e para não ser atropelado, sem conseguir concluir uma ideia. Para isso, ouça com atenção e fale com segurança e clareza, sem se impor, mas fale sempre no momento certo.

 

  • Fale com assertividade:

Um grande problema na comunicação é não conseguir organizar os pensamentos de forma clara, e não saber dar o sequenciamento de ideias com começo, meio e fim, ou seja, não ser assertivo.

A falta de assertividade faz com que um assunto seja exposto de modo confuso e sem direção. Em uma reunião online é inadmissível falar sem se preocupar com o tempo.

Para ser assertivo, procure abordar um tema sem dar voltas e concentre-se na construção da sequência ideal para ser compreendido(a) com facilidade.

Aceitar as mudanças e vencer os desafios traz o sentimento de poder progredir sempre.

Nesse sentido, melhorar a comunicação é ter o compromisso de se representar bem, em todas as situações.

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