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Cida Stier

Você já participou de uma reunião em que um participante deveria apresentar um tema do seu interesse, mas falou de modo tão confuso que você saiu sem entender nada e sem saber como avançar em relação ao que foi dito?

Um dos principais fatores que dificulta a comunicação no ambiente organizacional é a falta de clareza na hora de compartilhar informações.

Embora falar seja uma atividade aprendida nos primeiros anos de vida, nem todos falam bem. Nem sempre o pensamento que está claro na mente recebe a mesma clareza por meio das palavras.

Um profissional que fala de forma confusa geralmente não percebe que os outros têm dificuldade para compreendê-lo. Corre o risco de só começar a perceber quando suas ideias e projetos demoram para serem aceitos, ou ainda, quando seus colegas crescem e passam a ocupar cargos que também poderiam ser seus.

Dominar a comunicação em todos os níveis passou a ser indiscutivelmente uma necessidade para todos.  Embora muitos ainda acreditem que falar bem seja um dom, a boa notícia é que esse “dom” na realidade é fruto do desenvolvimento de bons hábitos e treinamento contínuo.

Se você deseja aprimorar a sua comunicação para ser compreendido com facilidade, leve em consideração 3 passos:

• PASSO 1:

Antes de apresentar uma ideia certifique-se que ela está bem clara para você. Para isso, construa uma frase simples: “O que eu quero dizer é que…..”. Conclua a frase usando ordem direta, ou seja, sujeito + verbo + complemento. Por exemplo: “O que eu quero dizer é que…O projeto será entregue na próxima semana”.

Muita gente torna a fala confusa por começar explicando algo que ainda não foi dito. Quando você domina o assunto, pode parecer óbvio fazer essa pergunta, mas ao fazê-la você simplifica a sua fala e a torna mais acessível a quem vai lhe ouvir.

• PASSO 2:

Seja conciso: estruture seu pensamento com começo, meio, e fim para se assegurar que os seus ouvintes irão acompanhar o seu raciocínio. O ideal é organizar a fala em três tópicos principais para não perder a sequência de ideias na hora que estiver falando.

Pergunte-se: “O que eles sabem e o que precisam saber a respeito do que vou falar?” Evite abrir parênteses desnecessários que desviem a atenção do ponto principal.

• PASSO 3:

Seja claro, use linguagem concreta e evite abstrações. Quem ouve também precisa ver o que está sendo visto na mente de quem fala. Quanto mais concreta for a sua mensagem, mais facilmente será compreendida.  É preciso muito cuidado para não tornar uma mensagem abstrata, burocrática e pouco acessível. Mantenha sempre a atenção à essência da informação que você quer transmitir.

A concisão e a clareza facilitam a compreensão e evitam a perda de tempo e o retrabalho de uma atividade incompleta devido a uma mensagem não assimilada.

A comunicação pode impactar positivamente no desenvolvimento de uma carreira. Falar bem representa um grande desafio a ser vencido por quem deseja ser bem-sucedido em tudo o que faz.

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