Cida Stier

Você já reparou como algumas atitudes falam muito mais alto do que as palavras? O nosso modo de ser e de agir constituem nossos hábitos e quando incorporados, passam a fazer parte da nossa vida sem pensarmos a respeito deles.

Se considerarmos a boa comunicação como um hábito, devemos observar que alguns comportamentos representam maus hábitos e podem levar embora muitas oportunidades de estabelecer relacionamentos pessoais e profissionais mais saudáveis.

Dentre eles, destaco 4 hábitos muito comuns:

6 maus hábitos de comunicação:

1. 🙏 Não saber usar “por favor”, “com licença”, “desculpe-me” e “muito obrigado(a)”, quando necessário.

maus hábitos que prejudicam a comunicação

Pode parecer um detalhe para muita gente, mas quem não valoriza estas palavras comete muitos deslizes. É muito comum que isso passe totalmente despercebido por quem não costuma usá-las, porém a ausência delas sempre é percebida pelos outros.

2. 👁 Falar sem olhar nos olhos.

maus hábitos que prejudicam a comunicação

A comunicação é uma poderosa forma de conexão. Manter o contato visual durante uma conversa demonstra respeito e estabelece confiança. Deixar de fazê-lo transmite falta de foco e produz desconforto na conversa.

3. ❌ Interromper a fala dos outros com frequência, não prestar atenção ou não deixar ninguém falar.

maus hábitos que prejudicam a comunicação

Uma conversa deve ser sustentada pela reciprocidade. Ouvir atentamente e falar na hora certa constitui a riqueza de um diálogo. Se não houver respeito e atenção pela fala da outra pessoa, a conversa deixa de ser necessária. 

4. ⏰ Estar sempre atrasado(a) para os compromissos.

maus hábitos que prejudicam a comunicação

Nem todos os hábitos da comunicação se manifestam pelas palavras. O hábito de chegar sempre atrasado(a) costuma passar uma mensagem perigosa de não valorizar o tempo do outro.

5. 🧐 Contatar alguém somente quando precisa.

maus hábitos que prejudicam a comunicação

Quem só entra em contato quando necessita de alguma coisa deixa claro o relacionamento na base de interesse. Pouco a pouco passa a ter suas ligações recusadas e suas mensagens sem respostas.

6. 📩 Não retornar mensagens de texto, telefonemas ou e-mails.

A falta de retornos pode atrasar o andamento de projetos ou impedir que uma oportunidade se concretize.

O fato desses hábitos nem sempre serem conscientes reforça a necessidade de todo profissional dar atenção ao seu autodesenvolvimento e buscar melhorar sempre, em todos os detalhes.

Agora, pergunto a você:

Quais outros maus hábitos de comunicação incomodam você?

Comente aqui abaixo! ⬇️

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