cidastier.com.br

Cida Stier

O que nos faz abrir um sorriso ao ver um bebê sorrindo? Por que temos receio de falar com alguém que parece sério demais? Há estruturas cerebrais responsáveis pela forma como reagimos às expressões faciais.

Quando vemos alguém sorrindo, nosso cérebro interpreta isso como um comando para sorrirmos também. Nossas mentes são espelhos. Deste modo, o sorriso é poderoso: cria conexões, e estabelece facilmente empatia.

Um sorriso diz o que mil palavras não são capazes de dizer.

A empatia é uma parte fundamental de nossas vidas, e é o que nos torna capazes de nos conectarmos com os outros de forma genuína. Isso é importantíssimo para que possamos interagir melhor com todos ao nosso redor.

Um sorriso é um convite para uma conversa. Uma cara boa alivia qualquer tensão. Quando sorrimos, comunicamos para o outro que estamos interessados no assunto, nos importamos com ele.

Mas um fato interessante é que hoje em dia, muitos de nós estamos perdendo o hábito de estabelecer contato visual. A atenção constante para a tela do celular vem roubando, aos poucos, a capacidade de percebermos a riqueza de sentimentos contidos nas expressões faciais.

A comunicação empobrece quando não conseguimos levar em consideração o que nosso interlocutor está sentindo.

A atenção e o respeito ao outro possibilita agirmos de acordo. O diálogo decorre de uma sensação de reciprocidade. Sorrir é um dos elementos facilitadores. Porém, precisa ser autêntico e verdadeiro.

Business agreement handshake at coffee shop


Paul Ekman,
 psicólogo americano, que desenvolveu os estudos mais notáveis sobre a relação entre emoções e expressões faciais, afirma que os sorrisos podem ser enganosos. Embora representem as emoções agradáveis, eles também podem ser exibidos quando as pessoas não sentem nenhum tipo de satisfação. Mas alerta: os sorrisos, de modo inequívoco, mesmo que sutilmente, dizem se nascem ou não de uma emoção verdadeira.

Por isso, não adianta desenhar um sorriso no rosto, mas sim procurar senti-lo e saber projetá-lo para seu interlocutor.

Desenvolver o interesse real pelo o que o outro diz é um dos segredos de quem leva a sério a comunicação pessoal.

Sorrir abre portas, gera gentileza, e aproxima as pessoas!

VOCÊ JÁ SORRIU HOJE?

Fale bem, viva melhor!
Cida Stier

Compartilhe essa publicação:
OUÇA O PODCAST
FALE BEM, VIVA MELHOR

Últimas Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *