Gerenciar as atividades do dia a dia é um grande desafio para a maioria de nós.
Embora o desejo seja de começar a semana com um bom planejamento das tarefas, nem sempre é fácil dar conta das urgências e prioridades e isso pode representar, a médio e longo prazo, uma ameaça para o crescimento na carreira.
Ao longo dos anos, convivendo e treinando profissionais para desenvolverem ao máximo a comunicação, tive a oportunidade de observar algumas características comuns de pessoas que chegam ao topo de suas carreiras: todas elas, sem exceção, apresentam 3 diferenciais:
- Gestão do tempo: fazem boa gestão do tempo e não procrastinam. De forma organizada, planejam muito bem as suas atividades e conseguem incrivelmente reservar tempo para o lazer, viagens e cultivar hobbies. Esse uso do tempo faz com que nunca passem a sensação de cansaço extremo por não estarem dando conta da vida, como hoje é tão comum observarmos em profissionais de diferentes áreas.
- Desejo de aprender sobre tudo: sabem como é importante ter o desejo de aprender sempre e continuar crescendo. Estar atualizado em relação ao mundo que vivemos é não se permitir ficar numa bolha, presos somente aos próprios pontos de vista. Esta característica por si só já as diferenciam de muitos que acreditam que o que sabem já é suficiente e não se atualizam e não estão abertos às mudanças. Por isso, fazem tudo sempre do mesmo jeito e resistem com podem ao novo.
- Domínio da comunicação: em diferentes estágios da carreira perceberam o valor da comunicação e deram atenção às suas dificuldades e limitações em interagirem, conduzirem reuniões e apresentações em público. Todos tornaram a comunicação a ferramenta principal para liderarem. Sabem que é pela comunicação que conseguem extrair o melhor de cada liderado para levá-los aos melhores resultados. É uma visão estratégica: você já deve ter visto, ou talvez conviva com profissionais competentes que se tornaram chefes, mas por não saberem se comunicar, nem de longe podem ser considerados líderes.
Crescer na carreira exige cuidados constantes. Esses são apenas três dos muitos aspectos desafiadores para quem deseja se desenvolver ao máximo, e eles podem passar despercebidos no dia a dia de um profissional muito atarefado. Portanto, se você percebeu que está deixando de lado algum deles, tenha em mente os fatores básicos que podem impedir o seu crescimento:
– Não se atualizar, não se desenvolver.
– Não usar bem o tempo. Procrastinar.
– Não dominar a comunicação.
A vida é curta demais para ficarmos sempre no mesmo lugar. Busque sempre o seu desenvolvimento. E, como fonoaudióloga, deixo um convite: faça da sua comunicação sempre uma força e um diferencial na sua carreira.