Dominar a comunicação é essencial em todas as profissões, mas apesar disso, poucas pessoas param para pensar se ela é suficientemente boa ou, sem querer, interfere negativamente em várias situações.
Quem busca constante aprimoramento e valoriza a comunicação deve observar como os pequenos e bons hábitos na comunicação do dia a dia dão credibilidade e segurança na hora de falar e, como trazem oportunidades constantes de crescimento pessoal e profissional.
Para você refletir a respeito disso, escolhi 3 hábitos muito comuns, mas nocivos à comunicação que podem nem ser percebidos por quem os tem.
1. Deixar de falar em reuniões por preferir que os outros falem no seu lugar.
Este é um problema para muita gente que deixa de dizer coisas importantes. É uma forma de tornar a própria opinião irrelevante e fazer com que aos poucos ninguém mais espere um posicionamento.
É preciso observar bem as atitudes na hora de falar. Se você tiver esse hábito, atenção!
Posicionamento é um desafio e uma conquista diária. Para isso, prepare-se! De acordo com a pauta de cada reunião, analise qual é a sua contribuição e no momento certo, fale, sem hesitar.
2. Enrolar para falar.
A objetividade é um dos pontos altos da boa comunicação. Como é bom ouvir uma fala com começo, meio e fim. Quem abre muitos parênteses e enche a fala com detalhes perde rapidamente a atenção dos outros.
Para não fazer isso, durante a sua fala pergunte a si mesmo: “esse detalhe é relevante? Ajuda ou atrapalha a compreensão?”
Desapegar dos detalhes é um grande exercício para praticar a clareza e falar sem enrolação.
3. Falar mais do que deve na hora errada.
De modo geral, não existe nada que não possa ser falado, se for dito do jeito certo e na hora certa. Não é preciso nem dizer que são inúmeras as consequências na vida de quem fala demais.
Por isso, nunca fale por impulso.
Procure ouvir e refletir sobre as opiniões diferentes das suas, sem reagir rápido e emocionalmente. Se estiver sob forte emoção, respire e reflita se o que você vai dizer é adequado ao momento ou pode esperar. Se não for, opte em se calar até achar a hora certa de falar.
A comunicação é uma das formas mais poderosas de contar quem somos e o que pensamos.
Nos nossos relacionamentos e em meio a tantas atividades profissionais é importante manter o compromisso de refletir sempre sobre a forma de falar para que a comunicação se torne um grande diferencial na carreira e na vida.
PARA RELEMBRAR OS 3 HÁBITOS NOCIVOS DA COMUNICAÇÃO:
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Uma resposta
Bom Dia!!!!
Adorei a matéria bem persuasiva, esses pontos são de suma importância para realizar uma palestra.