cidastier.com.br

Cida Stier

Falar bem está entre os principais pré-requisitos esperados de profissionais de todas as áreas. Quem fala com clareza desperta mais atenção e interesse em seus ouvintes.

Para isso, é  fundamental ter a capacidade de organizar o pensamento, estruturar as ideias, dominar o assunto e saber expressar-se.

Você já deve ter assistido a uma palestra ou participado de uma reunião em que alguém muito bem preparado intelectualmente falava incrivelmente mal e você saiu pensando: “Como pode ser tão bom e falar tão mal assim”? Isso é cada vez menos aceitável. Além do domínio do assunto, é muito importante dar atenção à forma de comunicá-lo. Falar bem é uma habilidade essencial para quem quer melhorar a comunicação.

Os músculos envolvidos na produção da fala são também os músculos presentes na mastigação. Se você reparar, as pessoas que comem muito rápido, sem mastigar bem os alimentos, são as que “comem” as sílabas das palavras porque também falam rápido demais.

A Língua Portuguesa é recheada de sons em grupos, os quais, quando aparecem juntos, como, por exemplo, nas palavras “problema”, “drible”, “próprio”, acabam sendo mal pronunciadas e tornam-se difíceis de entender. Os movimentos precisos dos lábios, da língua, da mandíbula e dos outros músculos da boca é que vão garantir a clareza da fala.

Profissionais da área de comunicação reconhecem que um dos seus diferenciais é ter cuidado e zelo com a pronúncia das palavras. Eles precisam ser compreendidos com facilidade. A prática de exercícios articulatórios faz parte da rotina de muitos deles. São atividades que trazem grande benefício para melhorar a comunicação. Aliás, todas as pessoas deveriam fazer o mesmo. É muito gostoso ouvir quem fala bem. 

Obviamente que, ao ler esse texto, você pode me perguntar:

Cida, mas como identificar se falo bem ou preciso melhorar?

Para saber, sugiro que você reflita sobre as seguintes questões:

  • As pessoas pedem, com frequência, para você repetir o que disse?
  • Ou pedem para falar mais devagar?
  • Você preocupa-se em pronunciar bem as palavras?
  • Sua língua projeta-se para fora da boca para pronunciar alguns sons?
  • Sente que poderia falar melhor?

Sou entusiasta do assunto porque acredito que o ato de “falar bem” está totalmente relacionado com “viver melhor”.  Num mundo em que a maioria das atenções parece estar concentrada na “palma da mão”, na tela de um celular, acredito que, cada vez mais, será preciso falar muito bem para ser ouvido e respeitado.

Por essa razão, venho dedicando-me à criação e ao desenvolvimento de conteúdos e exercícios que possam ser praticados em qualquer lugar.  Tenho um grande desejo de colaborar com todos que precisam ou querem melhorar a forma de falar. Foi assim que nasceu o “app” Falar Melhor, da Companhia da Fala, que é a extensão do meu trabalho, mas no ambiente on-line. Fiz um post para contar e mostrar em detalhes como ele funciona. Leia aqui

Compartilhe essa publicação:
OUÇA O PODCAST
FALE BEM, VIVA MELHOR

Últimas Publicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *