Cida Stier

Qual o impacto da sua comunicação no seu dia a dia profissional?

Por muitos anos, ouço vários profissionais dizerem: “Eu não tenho problema de comunicação, porque não sou tímido e não fico nervoso para falar em público.” Essa afirmação demonstra que eles não compreendem que, muito além de uma situação pontual de apresentações, o domínio da comunicação não depende apenas de ser ou não extrovertido, mas da capacidade de falar com clareza e assertividade em todas as situações.

E, com todas as mudanças que vivenciamos no último ano, essa competência está ainda mais diretamente relacionada ao desenvolvimento de carreira. Quem não percebeu isso, já está ficando para trás. Os novos desafios da comunicação online e híbrida trouxeram a responsabilidade de se preparar para eles.

Não importa ser competente, dedicado e ter inúmeras formações acadêmicas se você não conseguir se comunicar com facilidade.

Muitos só compreendem isso ao assumirem um cargo de liderança, e perceberem que os resultados de toda uma equipe dependem da comunicação de quem lidera e que deveriam – e poderiam – ter se preparado melhor, durante toda a trajetória profissional.

Comunicação de quem lidera: uma história real:

Compartilho com você a história do João, um aluno meu.

Outro dia, ele compartilhou sua história com os colegas durante uma atividade. Ele contou que iniciou sua atividade profissional como trainee em uma empresa quando era muito jovem.

Tinha um grande desejo de crescer, por isso, dedicou-se inteiramente em aprender e, após um ano foi contratado para uma posição de maior responsabilidade.

Continuou se tornando cada dia mais competente. Investiu em um MBA e em pouco tempo assumiu um cargo de liderança. Foi aí que seus problemas começaram a aparecer. Sua equipe não conseguia entregar os resultados esperados e tinha uma razão: todos saiam das reuniões sem ter a menor ideia do que deveriam fazer.

O João era o tipo de pessoa que justificava que falava rápido porque pensava rápido demais. Na realidade, mais tarde ele compreendeu que a velocidade da fala refletia a sua falta de preocupação em organizar as ideias.

Ele falava sem se preocupar em ser bem compreendido. Ao abordar um assunto, ao invés de começar pelo início, ele supunha que todos deveriam saber sobre o que ele estava falando e a partir daí, já era óbvio o que deveria ser feito.

E para somar, ele não dava espaço para a equipe falar. Não ouvia porque tinha pressa, muita pressa. A sua cabeça estava sempre em outro lugar e, apesar disso tudo, cobrava resultados energicamente.

Em pouco tempo, os problemas começaram a aparecer. Foi na reunião de feedback de avaliação de desempenho que ele tomou o maior susto da sua carreira: recebeu inúmeras críticas de cada membro da sua equipe. Ele ficou chocado.

Todos reconheciam sua competência, mas não o consideravam à altura da sua posição, porque tinham muita dificuldade para se relacionarem com ele. Faltava clareza, assertividade, e empatia.

Ele entendeu o duro recado e procurou ajuda.

Investiu uma parte preciosa do seu tempo para melhorar a comunicação. Dia após dia passou a se corrigir em todas as situações que dependiam da boa comunicação e, para sua grata surpresa, muito rapidamente sentiu o benefício de ter uma equipe mais integrada, motivada, participativa e como consequência natural, entregando melhores resultados.

Ao finalizar a sua história ele acrescentou: “Eu não imaginava o poder que a minha comunicação tem de impactar a vida das pessoas ao meu redor.”

E você, já parou para pensar sobre isso?

Se você se identificou com a história do João, avalie a sua atenção em ser bem compreendido. Para isso, leve em consideração:

  • Vai apresentar uma ideia? Tenha clareza do que você quer e precisa transmitir.]
  • Organize o seu pensamento.
  • Pergunte-se: o que eu quero dizer? Extraia o essencial.
  • Ao falar, desapegue-se das informações e detalhes não relevantes.
  • Certifique-se que a mensagem foi compreendida.
  • Ouça com atenção.
  • Deixe claro quais ações são esperadas a partir do que for falado.
  • Não caia na armadilha de improvisar a sua fala. Quem se prepara atinge melhores resultados.

E se você também já recebeu um feedback negativo sobre a sua comunicação, clique aqui e leia um artigo específico sobre isso.

Comunicar é conectar.

O domínio da comunicação pressupõe dois fundamentos do diálogo: ouvir e falar.

E se fazemos isso uma grande parte do nosso tempo, você ainda tem dúvida do quanto a sua forma de se expressar impacta nos resultados na sua vida e na sua carreira?

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