Há alguns dias recebi a seguinte mensagem:
“Cida, percebo que ninguém se interessa muito pelo o que eu falo e além de sempre me cortarem, começam uma outra conversa e a minha fica sem um ponto final. Como conseguir manter a atenção das pessoas enquanto falo? O que posso fazer para melhorar?”
Esse é um problema que pode ocorrer por diferentes razões e curiosamente pode passar despercebido por quem o tem. Feliz de quem reconhece uma dificuldade e está disposto a mudar de atitude para melhorar a comunicação e o convívio com as pessoas. Afinal, é muito mais fácil perceber problemas de comunicação nos outros e continuar sem olhar para dentro de si.
Há vários pontos que podem ser observados e colocados em prática nas conversas cotidianas, tanto em casa, com amigos ou no trabalho. Para começar a ter resultados rápidos e incríveis, vale a pena prestar mais atenção em si mesmo e nas próprias atitudes.
DEVE-SE EVITAR SEMPRE:
- Tratar assuntos na hora errada e no ambiente errado.
- Falar demais sem perceber se a outra pessoa tem tempo para ouvir.
- Abordar assuntos sem interesse para os outros.
- Não deixar ninguém falar.
- Acrescentar muitos detalhes que não fazem diferença para o ouvinte compreender a mensagem.
- Abrir parênteses e começar outro assunto sem finalizar o primeiro.
- Só falar de si mesmo e enaltecer as próprias qualidades e conquistas.
A atitude correta na comunicação deve ser uma busca constante, mas ela provém do bom senso e da capacidade de observar e respeitar as pessoas como elas são.
POR ISSO, SUGIRO ALGUMAS FORMAS DE TORNAR UMA CONVERSA MAIS INTERESSANTE:
- Mantenha o contato visual enquanto fala e enquanto ouve.
- Ouça com atenção e espere o momento certo para falar.
- Mantenha o foco da conversa. Não se distraia no celular ou com outros pensamentos. Volte a atenção ao assunto sempre que necessário.
- Não interrompa a fala da outra pessoa e não fale ao mesmo tempo.
- Fale com volume adequado e tom de voz agradável.
- Preste atenção à velocidade e a clareza na pronúncia das palavras. Elas facilitam a compreensão.
- Não considere que as pessoas sabem o que você está pensando ou sentindo. Procure falar, na hora certa e do jeito certo, mas fale sempre para evitar sentir que ninguém o(a) compreende. Isso pode evitar muitos problemas.
- Reconheça os limites da comunicação e das pessoas. Não fale sem pensar. Há um ditado popular que diz: “quem fala o que quer, ouve o que não quer”.
Costumo lembrar que a palavra “COMUNICAÇÃO” traz dentro de si outra muito inspiradora: “AÇÃO”. Deste modo, nada melhor do que buscarmos melhorar nossas vidas constantemente por meio da boa comunicação.
Quem fala bem, vive melhor e se relaciona melhor com todos.
Respostas de 3
Quando tenho que falar em público,eu gaguejo e erro as letras, tenho um suador nas aquicilas mais outras coisas.tenho uma atividade em que tenho que fazer apresentação do produto e tem leitura.
Ótimas dicas, quem quer ser ouvida tem que ouvir primeiro, olhar pra o outro transmite além de interesse respeito, falar excessivamente é chato pra o ouvinte d corre o risco de redundância, pronunciar as palavras adequadamente faz toda diferença, ouvi uma pessoa tentando interpretar cada palavra desgasta a concentração
A Cida dá dicas extraordinárias, que utilizadas diariamente com certeza vai fazer uma grande mudança em minha vida.
Gratidão