Cida Stier

Há alguns dias recebi a seguinte mensagem:

“Cida,  percebo que ninguém se interessa muito pelo o que eu falo e além de sempre me cortarem, começam uma outra conversa e a minha fica sem um ponto final. Como conseguir manter a atenção das pessoas enquanto falo? O que posso fazer para melhorar?”

Esse é um problema que pode ocorrer por diferentes razões e curiosamente pode passar despercebido por quem o tem. Feliz de quem reconhece uma dificuldade e está disposto a mudar de atitude para melhorar a comunicação e o convívio com as pessoas. Afinal, é muito mais fácil perceber problemas de comunicação nos outros e continuar sem olhar para dentro de si. 

Há vários pontos que podem ser observados e colocados em prática nas conversas cotidianas, tanto em casa, com amigos ou no trabalho. Para começar a ter resultados rápidos e incríveis, vale a pena prestar mais atenção em si mesmo e nas próprias atitudes.

DEVE-SE EVITAR SEMPRE:

  • Tratar assuntos na hora errada e no ambiente errado.
  • Falar demais sem perceber se a outra pessoa tem tempo para ouvir.
  • Abordar assuntos sem interesse para os outros.
  • Não deixar ninguém falar.
  • Acrescentar muitos detalhes que não fazem diferença para o ouvinte compreender a mensagem.
  • Abrir parênteses e começar outro assunto sem finalizar o primeiro.
  • Só falar de si mesmo e enaltecer as próprias qualidades e conquistas.

A atitude correta na comunicação deve ser uma busca constante, mas ela provém do bom senso e da capacidade de observar e respeitar as pessoas como elas são.

POR ISSO, SUGIRO ALGUMAS FORMAS DE TORNAR UMA CONVERSA MAIS INTERESSANTE: 

  • Mantenha o contato visual enquanto fala e enquanto ouve.
  • Ouça com atenção e espere o momento certo para falar.
  • Mantenha o foco da conversa. Não se distraia no celular ou com outros pensamentos. Volte a atenção ao assunto sempre que necessário.
  • Não interrompa a fala da outra pessoa e não fale ao mesmo tempo.
  • Fale com volume adequado e tom de voz agradável.
  • Preste atenção à velocidade e a clareza na pronúncia das palavras. Elas facilitam a compreensão.
  • Não considere que as pessoas sabem o que você está pensando ou sentindo. Procure falar, na hora certa e do jeito certo, mas fale sempre para evitar sentir que ninguém o(a) compreende. Isso pode evitar muitos problemas.
  • Reconheça os limites da comunicação e das pessoas. Não fale sem pensar. Há um ditado popular que diz: “quem fala o que quer, ouve o que não quer”.

Costumo lembrar que a palavra “COMUNICAÇÃO” traz dentro de si outra muito inspiradora: “AÇÃO”. Deste modo, nada melhor do que buscarmos melhorar nossas vidas constantemente por meio da boa comunicação.

Quem fala bem, vive melhor e se relaciona melhor com todos.

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FALE BEM, VIVA MELHOR

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Respostas de 3

  1. Quando tenho que falar em público,eu gaguejo e erro as letras, tenho um suador nas aquicilas mais outras coisas.tenho uma atividade em que tenho que fazer apresentação do produto e tem leitura.

  2. Ótimas dicas, quem quer ser ouvida tem que ouvir primeiro, olhar pra o outro transmite além de interesse respeito, falar excessivamente é chato pra o ouvinte d corre o risco de redundância, pronunciar as palavras adequadamente faz toda diferença, ouvi uma pessoa tentando interpretar cada palavra desgasta a concentração

  3. A Cida dá dicas extraordinárias, que utilizadas diariamente com certeza vai fazer uma grande mudança em minha vida.
    Gratidão

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